Notícias

Europa tem obrigação de acolher afegãos, diz conselho

A comissária de direitos humanos do Conselho da Europa, Dunja Mijatovic, afirmou que os Estados-membros do órgão têm obrigação de acolher refugiados do Afeganistão.

A declaração chega enquanto alguns integrantes da instituição, como Grécia, Eslovênia e Hungria, já se movimentam e constroem até muros para barrar possíveis fluxos de afegãos.

“Os Estados-membros devem honrar suas obrigações em matéria de acolhimento de quem foge da terrível situação no Afeganistão. Os países têm capacidade individual e coletiva para fazê-lo”, declarou Mijatovic, que chefia o Conselho da Europa desde abril de 2018.

“Muitos governos enviaram sinais positivos, se dizendo prontos a dar hospitalidade aos afegãos, mas muitos outros Estados sugeriram, anunciaram ou tomaram medidas para fechar fronteiras, limitar pedidos de refúgio ou recusá-los”, acrescentou a comissária.

O Conselho da Europa é um organismo independente com sede em Estrasburgo e que reúne quase todos os países do velho continente. Seu objetivo é promover o respeito aos direitos humanos em seus Estados membros.

A tomada do poder pelo Talibã no Afeganistão já provocou a evacuação de mais de 100 mil civis pelos Estados Unidos e pelos países que participaram da missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

No entanto, o alto comissário das Nações Unidas (ONU) para Refugiados, Filippo Grandi, já alertou que a crise “está apenas no início”, uma vez que o Afeganistão já soma mais de 550 mil deslocados internos em 2021, sendo que muitas dessas pessoas podem buscar proteção em outros países.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios