
Uma pesquisa realizada em nove países da União Europeia revelou que os europeus veem um alto risco de conflito com a Rússia. O estudo, publicado pela revista francesa “Le Grand Continent”, mostra que 51% dos entrevistados acreditam existir um risco “alto” ou “muito alto” de uma guerra entre Moscou e seus países nos próximos anos.
O levantamento, conduzido no final de novembro, ouviu 9.553 pessoas em França, Alemanha, Itália, Espanha, Polônia, Portugal, Croácia, Bélgica e Holanda, com mais de mil entrevistados em cada nação. A percepção de ameaça varia significativamente: na Polônia, 77% veem alto risco, seguida por França (54%) e Alemanha (51%). Já na Itália, 65% avaliam que o risco é baixo ou inexistente.
Segundo a publicação, “a Rússia representa, de longe, a ameaça estatal de guerra mais estruturante para a opinião pública europeia”, refletindo a centralidade do país no imaginário geopolítico do continente.
Além do temor de conflito, a maioria dos entrevistados duvida da capacidade militar de seus países em um eventual confronto. Para 69%, suas nações seriam “totalmente incapazes” ou “praticamente incapazes” de se defender de uma agressão russa.



