Notícias

Ex-ativista italiano Cesare Battisti cancela participação em seminario em Universidade Federal

O ex-ativista italiano Cesare Battisti cancelou sua participação em um seminário patrocinado com verba pública na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), após recomendação do governo brasileiro.

Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos cometidos na década de 1970, quando integrava a organização Proletários Armados pelo Comunismo (PAC). Em 2010, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu asilo político ao italiano, negando sua extradição. Segundo o senador Eduardo Suplicy, o assessor especial para assuntos internacionais da Presidência, Marco Aurelio García, sugeriu que Battisti cancelasse sua participação no debate universitário, cujo tema é "Quem tem direito ao dizer".

O seminário vai até 8 de novembro. Grupos de estudantes haviam convocado via redes sociais um protesto para esta quarta-feira diante da reitoria da universidade. Em uma nota enviada aos organizadores do seminário, Battisti lamentou "ter de comunicar, de última hora", que não participaria da conferência. "O evento começou a adquirir uma conotação política e poderia prejudicar Battisti, já que nossa legislação impede que asilados façam pronunciamentos políticos", disse Suplicy.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios