Notícias

Ex-presidente da Itália Francesco Cosiga deixa cartas a Berlusconi e Napolitano

O ex-presidente da Itália Francesco Cossiga, que faleceu nesta terça-feira, deixou quatro cartas pessoais reservadas ao premier do país, Silvio Berlusconi, ao chefe de Estado, Giorgio Napolitano, ao titular do Senado, Renato Schifani, e ao da Câmara, Gianfranco Fini.
   
De acordo com as disposições do testamento do também senador vitalício, que contém seus últimos desejos, as quatro missivas já foram enviadas.

Entre as solicitações do político estaria a demanda para que os funerais fossem realizados na localidade de Cheremule, na região da Sardenha, sul da Itália.
   
As informações foram dadas por amigos da família, que explicaram que o presidente emérito era particularmente afeiçoado à região, porque foi ali que nasceram seus pais.
   
Na origem da escolha também poderia ter influenciado o fato de que as dimensões da igreja paroquial e do cemitério favoreceriam o caráter estritamente privado das exéquias, que teriam sido expressamente pedidas por Cossiga nos textos.
   
Ainda de acordo com informações, o velório será realizado amanhã, das 10h às 18h locais, na igreja do hospital Gemelli, onde o político estava internado desde o dia 9, quando teve problemas respiratórios.
   
Francesco Cossiga começou sua carreira política em 1958 como deputado pela Democracia Cristã (DC), de centro. Ele ocupou os cargos de ministro do Interior e das Relações Exteriores, além de ter sido presidente do Senado em 1983. De 1985 a 1992 foi chefe de Estado e também já foi chefe de Governo.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios