Notícias

COPA DO MUNDO NA ÁFRICA DO SUL: Itália é a única seleção que pode alcançar o penta do Brasil

Segundo país com mais títulos em Copas do Mundo, a atual campeã Itália é conhecida por seus altos e baixos na história da competição. Bicampeã em suas duas primeiras participações (1934 e 1938), a Azzurra não passou da primeira fase nos quatro mundiais seguintes e ainda acabou eliminada nas eliminatórias da Copa de 1958. Já em 1970, o país reencontrou seu bom futebol e chegou à final, quando perdeu para o Brasil.

Em 1982, após um começo ruim, a Itália despachou Brasil e Argentina na segunda fase, e depois chegou ao título em grande estilo, com um show de Paolo Rossi. Na última Copa, a Itália chegou novamente desacredita e mais uma vez provou que a camisa faz a diferença. Com uma grande defesa, os italianos deixaram para trás Austrália, Ucrânia e Alemanha, no mata-mata e conquistaram o título sobre a França, de Zidane.

A Itália garantiu sua classificação para a Copa do Mundo com uma campanha invicta e terminou seis pontos a frente da Irlanda e dez a frente da Bulgária (Chipre, Montenegro e Geórgia completavam o grupo). O atacante Gilardino, com 4 gols, foi o artilheiro da equipe com 4 gols.

Na Copa do Mundo, a Itália está no Grupo F, ao lado do Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia. A Itália estreia no Mundial, dia 14, às 15h30, horário de Brasília, contra o Paraguai.

História

Depois do Brasil, a Itália é o país que mais disputou Copas do Mundo, ao lado da Alemanha, com 16 participações. Os italianos só não disputaram as Copas de 1930 quando não se inscreveram, e em 1958, quando acabou eliminada nas Eliminatórias. A Itália é o segundo país com mais títulos, quatro, atrás apenas do Brasil.

Até a final da Copa do Mundo de 2006, a Itália sofreu com disputa por pênaltis. Em 1990, o país foi eliminado, em casa, na semifinal, pela a Argentina. Em 1994, perdeu o título para o Brasil. Já em 1998, a Itália caiu nos pênaltis diante da França.

O zagueiro Paolo Maldini é o segundo jogador com mais partidas disputadas em Copas do Mundo. O ex-jogador do Milan disputou 23 partidas, duas a menos que o alemão Lotthar Matthaus.

O atacante Mazola, campeão em 1958 pela Seleção Brasileira, naturalizou-se italiano e jogou pela Azzurra em 1962, na Copa do Chile. Antes dele, outro jogador naturalizado também jogou pela Seleção Italiana. Foi o argentino Luis Monti, vice-campeão pela Argentina em 1930 e campeão pela Itália em 1934.

A Itália foi bicampeã em 1934 e 1938 sem perder um único jogo. A primeira derrota da Itália em Copas foi em 1950, quando a seleção foi derrotada pela Suécia por 3 a 2, no Pacaembu.

O técnico italiano Victorio Pozzo é o único bicampeão de Copa do Mundo (1934 e 1938). Pozzo foi ainda campeão Olímpico em 1936.
(Agência de Futebol do Interior)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios