Notícias

Ex-premiê Letta é eleito líder da esquerda italiana

O ex-primeiro-ministro da Itália Enrico Letta, de 54 anos, foi eleito secretário do Partido Democrático (PD), maior força de centro-esquerda no país, em assembleia virtual.

Letta, que era candidato único, venceu o pleito com 860 votos favoráveis e dois contrários, além de quatro abstenções, mostrando a unidade da legenda em torno de seu nome.

A vitória marca seu retorno à política partidária, da qual estava afastado desde 2015, quando renunciou ao cargo de deputado para dirigir a Escola de Relações Internacionais da SciencesPo, em Paris.

O ex-premiê substitui o governador do Lazio, Nicola Zingaretti, que renunciou na semana retrasada, acusando seus correligionários de só pensarem em cargos.

Em seu discurso na assembleia do PD, Letta resgatou bandeiras da centro-esquerda, como a defesa da cidadania para filhos de imigrantes nascidos na Itália, e prometeu aumentar a participação das mulheres na legenda – o partido não indicou nenhuma ministra para o governo de Mario Draghi.

“Devemos fazer um partido que tenha as portas abertas, esse será meu lema: vamos escancarar as portas”, declarou o ex-primeiro-ministro. Letta também defendeu o diálogo com o populista Movimento 5 Estrelas (M5S), que deve ser liderado pelo também ex-premiê Giuseppe Conte, e com Matteo Renzi, seu algoz em 2014..

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios