Notícias

Ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi promete voltar “plenamente” à ativa na política italiana

Em uma reunião com os parlamentares de seu partido, o conservador Forza Italia (FI), o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi prometeu voltar "plenamente" ao jogo político em 9 de março, dia seguinte ao encerramento de sua pena de um ano de realização de serviços sociais.

A partir dessa data, o senador cassado ficará livre das restrições de deslocamento impostas pela Justiça, mas ainda não poderá concorrer a cargos públicos. "Hoje se abre uma nova fase, da qual todos devem participar. Se preparem que em 9 de março os transformarei em revolucionários", disse Berlusconi aos seus correligionários.

O ex-premier também garantiu que fará uma oposição firme ao governo centro-esquerdista de Matteo Renzi e fez um mea culpa por ter mantido acordos com o primeiro-ministro. "A linha política seguida até aqui era a minha. Se há responsabilidade, é minha. Eu tinha acreditado e esperado até o fim…", acrescentou o líder conservador, sem completar a frase.

No início do ano passado, Berlusconi e Renzi, apesar de serem adversários, formaram uma aliança para aprovar algumas reformas no Congresso, como a eleitoral e a constitucional. O ex-primeiro-ministro queria que o acordo se estendesse também para a eleição do novo presidente da República, mas o governo acabou indicando o magistrado Sergio Mattarella, que desagradava o Forza Italia.

Por isso, a legenda decidiu romper o pacto com Renzi e iniciar uma oposição mais dura no Parlamento.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios