Notícias

Expedição Italiana na Antártida 2012/2013 chega ao final

Terminou a expedição italiana na Antártida 2012-2013: os últimos integrantes da missão deixaram a estação Mario Zucchelli na Baía Terra Nova, enquanto 15 pesquisadores e técnicos italianos e franceses passarão o inverno no continente gelado na base ítalo-francesa Corcordia.

O saldo da campanha que se concluiu hoje (15) é positivo, com cerca de 50 projetos científicos realizados por mais de 100 cientistas.

Com a partida da estação Zucchelli dos últimos 12 membros da expedição italiana, termina a 28ª missão que faz parte do Programa Nacional de Pesquisas na Antártida (PNRA), sob a égide do Ministério da Educação, da Universidade e da Pesquisa. A organização logística ficou a cargo da Enea (a Agência italiana para a Eficiência Energética), enquanto as atividades científicas foram coordenadas pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNR, da sigla em italiano).

Após o término da campanha de verão, começa agora a 9ª campanha de inverno, que terminará em novembro. A estação Concordia se situa no planalto antártico a 3.200 metros de altitude e ficará completamente isolada até o próximo mês de novembro.

Apesar das baixas temperaturas, que podem chegar a 80 graus negativos, os cientistas terão que trabalhar com frequência do lado de fora, para continuar os estudos de glaciologia, química e física da atmosfera, astrofísica, astronomia e geofísica.

Dentro de alguns projetos realizados em conjunto com a Agência Espacial Europeia (ESA), prosseguirão também os testes para estudar a adaptação do homem em um ambiente extremo e em condições de isolamento. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios