
A Família De Luca, uma das mais tradicionais do sul do país, que ajudou na fundação de Criciúma, realizará em 20 de setembro mais um encontro entre familiares e amigos.
O evento, que começou no ano de 2000, atraí, normalmente, mais de 2000 pessoas, que chegam cheias de histórias, recordações e o dia a dia para trocar com os outros participantes.
Vejam o comunicado oficial do evento
A família De Luca, originária da Comune de Fregona, Treviso Itália, uma das famílias italianas fundadora de Criciúma, em 1880, prepara mais um grande encontro, como tem feito anualmente. A família já organizou encontros em Criciúma, Maracajá, Turvo, Florianópolis, Mina do Mato, São Roque locais onde a família teve destacada participação.
Este ano será na cidade de Meleiro.
Nos últimos 500 anos da construção do Brasil, a FAMÍLIA DE LUCA, originária de Osigo, Fregona, Itália participa há 130 anos.
Construímos escolas, igrejas e hospitais; fundamos povoados e cidades. Produzimos alimentos, máquinas, pisos e azulejos, roupas masculinas e femininas, moda social e de trabalho.
Praticamos o comércio, prestamos serviços em medicina, educação, seguro, pesquisa, oficina, e nos mais variados setores.
Esses encontros têm como objetivo homenagear nossos antepassados e estreitar os laços familiares.
Os primos organizaram uma Associação, devidamente registrada, reconhecida de utilidade pública, que se mantém com uma contribuição anual dos seus associados.
1. O pioneiro em Meleiro foi CELESTE DE LUCA, com sua esposa LUIGIA DAL PONT. Nascido na Itália, Celeste chega a Meleiro no início do século XX com as primeiras sementes de arroz que seus descendentes continuam a plantar e garante a sobrevivência e a riqueza da cidade.
2. Também CLARA ASSUMPTA DE LUCA casada com DEMETRIO DARIO chegou a Meleiro no início do século XX.
3. AUGUSTA DE LUCA E JOSÉ MACCARINI com seu filho Valdir Maccarini mais conhecido como Valdirão.
4. AUGUSTA INOCÊNCIA DE LUCA, casada com AUGUSTO PERUCHI
Augusto Peruchi foi famoso pedreiro e Construtor Civil, tendo edificado algumas das casas e prédios mais conhecidos da cidade de Meleiro, inclusive a Igreja Matriz, Prefeitura Municipal e Hospital São Judas Tadeu.
5. MARIA DE LUCA e seu esposo BATISTA MELLER.
6. A família De Luca uniu-se em casamento com Maccarini, Dario, Meller, Gonçalves, Savi, Piazza, Venzon, Stradiotto, Rovaris, Dal Pont, Sibin, Vizintin, Bendo, Grijo, Costa, Vitoretti, Perucchi, Zanetti, Pavei, Felício, Bueno, Pazini, Mezzari, Faraco e outros que continuam com destacada atuação na cidade de Meleiro.
O encontro começa com a missa as 10 horas, almoço, sorteio de brindes, apresentação de coral com músicas típicas.
Informações
Data: 20 de setembro
Hora: 10 horas
Local: Pavilhão do Arroz, próximo a Igreja
Cardápio: Massas,(espaguetti e nhoque) polenta, galinha, fortaia, salame, aipim, saladas
Locais de venda do ingresso:
Criciuma: Foto Zapelini
Meleiro: Farmácia Piazza
Turvo: Loja Menegaro
Sombrio: Lajosul Materiais Construção