Notícias

FAO: Presidente italiano Giorgio Napolitano parabeniza Graziano por eleição

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, parabenizou o brasileiro José Graziano da Silva pela sua eleição ao cargo de diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e a Alimentação (FAO).

"Em virtude da sua preparação profissional e das importantes experiências em matéria de segurança alimentar e da luta contra a fome, estou certo que saberá dar à FAO o impulso que a entidade precisa para enfrentar os problemas de caráter mundial", disse o chefe de Estado, em uma mensagem.

Napolitano também contou estar "feliz" que um "cidadão brasileiro" será o novo diretor da agência da ONU.

O mnistro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, demonstrou "satisfação" pela vitória de Graziano, apesar de Roma ter apoiado o ex-chanceler espanhol Miguel Ángel Moratinos para o cargo.

"A Itália apoiou Moratinos. Mas recebemos com muita satisfação as declarações do novo diretor, que reivindica seu passaporte italiano e sua amizade com a Itália", disse o diplomata.

Ex-ministro do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e coordenador do Programa Fome Zero, Graziano foi eleito diretor-geral da FAO em uma sessão ocorrida em Roma, onde fica a sede da agência.

O brasileiro conquistou o apoio de 92 dos 180 países-membros da entidade, no segundo turno da votação, quando enfrentou Moratinos, que teve 88 votos.

O G77, grupo de países não-alinhados, e a China votaram em Graziano, enquanto as nações europeias e desenvolvidas votaram majoritariamente no espanhol.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios