Notícias

TERREMOTO: Chancelaria Italiana acompanha situação de cidadãos no país no Chile

O Ministério das Relações Exteriores da Itália informou que até agora não há nenhum cidadão do país europeu entre as vítimas do terremoto de 8,8 graus na escala Richter que atingiu o Chile.

"No entanto, é um dado provisório que exige verificações contínuas", afirmou o responsável pela Unidade de Crise da chancelaria, Fabrizio Romano, em entrevista à imprensa local. 

Terremoto no ChileDe acordo com ele, o ministério "está procurando completar o quadro da situação" dos italianos registrados no Chile, que são cerca de 50 mil. Na cidade de Concepción, próxima ao epicentro do abalo, há 500. 

Além disso, a Chancelaria enviou uma mensagem aos compatriotas que se encontram por trabalho ou férias nas ilhas do Pacífico, ameaçadas de serem atingidas por tsunamis, que contatem imediatamente as autoridades locais.

A medida visa informar os italianos das medidas de prevenção que devem ser adotados no caso das ondas gigantes atingirem a costa, como centros de pesquisa anunciaram que pode acontecer. 

"Chamamos a atenção dos nossos conterrâneos para que se ponham em contato com as autoridades do lugar" e que informem a Unidade de Crise de sua posição, pediu Romano. 

A Chancelaria também recomendou que esse é o "momento de adiar as viagens não necessárias ao país". O aviso foi publicado em um site do ministério voltado à segurança dos turistas. 

Segundo a nota "estão suspensos por hora os voos de linha do aeroporto de Santiago e as comunicações (em particular telefônicas e internet) de e para o Chile estão particularmente difíceis, como aliás acontece em situações semelhantes". 

Segundo o presidente eleito do Chile, Sebastián Piñera, o número de mortos em decorrência do tremor é de 122 pessoas até agora. (ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios