Variedades

Feminicídio no Vêneto, uma tragédia mundial – Por Dr. Rodrigo Capobianco

Ciao a tutti, come và?

O crime de feminicídio, morte de mulheres pela violência doméstica ou pelo simples fato de ser uma mulher, infelizmente, só cresce no mundo. Cresce no Brasil, cresce na Itália.

A senatrice italiana Mariolina Castellone chamou atenção em suas redes sociais acerca da história de Chiara Ugolini, jovem morta, aos 27 anos, na cidade de Bardolino, na região de Verona.

A moça, no último domingo, passava mais uma tarde tranquila em casa, quando teve a mesma invadida por um monstro, que com a intenção de violá-la sexualmente, ceifou a vida de Chiara e com isso, um pouco da vida de qualquer um de nós, que amamos a vida e respeitamos os nossos semelhantes, em especial as mulheres.

Tristemente, os indicadores, em termos mundiais, alertam para o aumento da violência contra a mulher, seja em países desenvolvidos ou em desenvolvimento, seja em países ricos ou pobres, seja nas grandes ou pequenas cidades.

As legislações de cada país vão se aperfeiçoando para uma maior proteção das mulheres, mas ainda há muito o que caminhar.

É necessário cada vez mais a fomentação de uma cultura de respeito a todos, em especial às mulheres e aos grupos minoritários que buscam outras opções para as suas sexualidades.

O caso de Chiara Ugolini embora terrível, pode nos trazer um alerta para a questão da violência contra as mulheres e a busca de uma maior proteção.

Arrivederci!

Dr. Rodrigo Capobianco é advogado ítalo-brasileiro e colaborador do portal Rádio Italiana.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios