Notícias

Festival de Veneza 2009 ressuscitará panorama com filmes italianos

A 66ª edição do Festival de Veneza terá uma mudança. A organização anunciou que será adicionado um programa paralelo que exibirá filmes italianos que indiquem novas tendências.

O programa vai se chamar Controcampo Italiano. Na verdade, a ideia não é nova. O objetivo em 2009 é retomar uma tentativa liderada em 1980 pelo então diretor do festival Carlo Lizzani. Neste ano, o programa terá no máximo sete filmes (entre ficção e documentário).

Eles serão avaliados por um júri a ser composto por três personalidades do cinema, cultura e da imprensa, que entregarão o Prêmio Controcampo Italiano. As exibições ocorrerão na Sala Grande do Palazzo del Cinema.

A edição deste ano do Festival de Veneza, que acontece entre 2 e 12 de setembro, terá como presidente do júri o taiwanês Ang Lee. O nome do diretor foi sugerido pelo diretor do festival, Marco Müller, e aprovado pelo Corpo de Diretores da Bienal de Veneza, dirigido por Paolo Baratta. Nascido em Taiwan, o diretor mudou-se para os Estados Unidos em 1978, aos 24 anos. Desde então, intercala filmes falados em mandarim e taiwanês com produções em inglês.

Veneza tem sido um dos principais espaços de reconhecimento da obra de Lee. O cineasta ganhou dois Leões de Ouro: um em 2007 por Desejo e Perigo e o outro em 2005 por O Segredo de Brokeback Mountain. Por este filme, ganhou o Oscar de Melhor Diretor em 2006. Lee também ganhou dois Ursos de Ouro no Festival de Berlim além de quatro BAFTA (Inglaterra) e três Globos de Ouro.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios