Notícias

Fiat apresenta novos modelos em SP e anuncia investimento de R$ 15 bilhões

O presidente da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para América Latina, Cledorvino Belini, anunciou que o grupo surgido após a fusão da montadora italiana com a norte-americana tem um plano de investimentos de R$ 15 bilhões até 2016 para fortalecer a Fiat e a Jeep na região. Belini também informou que a inauguração da nova fábrica da Jeep em Goiana, Pernambuco, ocorrerá no primeiro trimestre de 2015.

Lá, será fabricado o Jeep Renegade.

A declaração foi dada em uma apresentação à imprensa no 28º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontece entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro. O evento ocorre em um momento em que o mercado automobilístico brasileiro pode encerrar o ano com queda de 9%.

"Na realidade, não há uma queda, mas sim, uma manutenção do volume de vendas. Não está havendo aquela nossa expectativa de grande crescimento. Porém, novembro e dezembro são meses que, historicamente, o mercado cresce", ponderou Belini.

O executivo, no entanto, disse acreditar que 2015 será um ano de recuperação, principalmente a partir do segundo semestre. "Os agentes econômicos tendem a retomar no ano que vem. Até então, o país estava em uma volatidade muito grande: tivemos a Copa do Mundo, o que significa menos dias de trabalho, processo eleitoral, etc… Entendemos que, a partir do ano que vem, voltaremos à normalidade", declarou o líder da FCA na região.

Apesar de demonstrar "otimismo" em relação às promessas da presidente reeleita Dilma Rousseff para reaquecer a economia brasileira, Belini admite que o país precisa de ajustes. "É fundamental ter transparência e credibilidade dos agentes econômicos, redução da inflação, além da redução dos juros e o crescimento econômico do país", sugeriu.

Segundo ele, o mercado brasileiro deve registrar vendas entre 3,3 milhões e 3,4 milhões de unidades em 2014. "No próximo ano, acreditamos que o mercado fique superior a 3,4 milhões veículos vendidos", projetou Belini.

"Nós temos 21,5% de participação no mercado. Somos líder no mercado brasileiro, com 100 mil carros à frente do segundo colocado, e esperamos continuar nessa marcha", disse.

Sobre os investimentos futuros da FCA na América Latina, porém, o presidente da marca na região disse que o tema ainda é "prematuro".

"É prematuro dizer qualquer coisa, depende da evolução do mercado, do crescimento econômico, do PIB. Esses aão fatores que vão determinar o novo pacote de investimentos", concluiu.

A FCA apresentou, com antecipação à imprensa, dois lançamentos que estão no Salão do Automóvel: o novo 500, com inspiração no antigo Abarth; e o novo Bravo. Mantendo a tradição, a Fiat também exibiu seu modelo conceito, o FCC4, um cupê de quatro portas que inova na linguagem visual e pode antecipar as linhas dos modelos futuros. Belini prometeu quatro novos modelos da Fiat até 2016 no Brasil. Além do Jeep Renegade e da picape média que a empresa pretende lançar até o fim de 2015, estão previstos um SUV compacto e um substituto ao Palio Fire.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios