Notícias

Fifa suspende jogador uruguaio Suárez, acusado de ter mordido o zagueiro italiano Giorgio Chiellini

O comitê disciplinar da Fifa suspendeu por nove jogos o jogador uruguaio Luis Suárez, acusado de ter mordido o zagueiro italiano Giorgio Chiellini durante uma partida válida pelo grupo D da Copa do Mundo.

Ele também ficará impedido de praticar qualquer atividade esportiva e entrar em qualquer estádio que esteja tendo uma partida oficial por quatro meses.

Além das punições esportivas, ele terá que pagar uma multa de 100 mil francos suíços (cerca de R$ 246 mil).

A Fifa tomou a decisão baseada nos artigo 48 (conduta indevida contra adversário) e 57 (comportamento ofensivo) do Código Disciplinar da entidade.

Os nove jogos já valem a partir do confronto deste sábado (28) contra a Colômbia e os demais, caso os uruguaios não passem, na próxima Copa do Mundo em 2018.

"Tal comportamento não pode ser tolerado em qualquer campo de futebol e, em particular, não poder ser admitido em uma Copa do Mundo da FIFA em que os olhos de milhões de pessoas estão nas estrelas em campo. A Comissão Disciplinar levou em conta todos os fatores do caso e do grau de culpa do Sr. Suárez em conformidade com as disposições pertinentes do Código. A decisão entra em vigor logo que seja comunicada ", disse Claudio Sulser, presidente do Comitê Disciplinar da FIFA.

O comitê se reuniu após a agressão, mas não chegou a conclusões definitivas. A Associação Uruguaia de Futebol (AUF), por sua vez, tentou evitar a suspensão, que deixará o atacante fora dos próximos jogos da Copa.

O presidente do Uruguai, José Mujica, saiu em defesa de Suárez, em uma entrevista ao jornal "Sur". "Não vi Luis Suárez morder ninguém", declarou o mandatário. "Não o escolhemos para ser filósofo nem mecânico para ter bons modos. É um excelente jogador", argumentou.

"No futebol, me ensinaram que se cumpre o que manda o árbitro. Se vamos levar em conta o que sai na televisão, há muitos pênaltis e mãos na bola que deveriam ser revistos e ninguém cobra isso", afirmou Mujica, ressaltando que há uma "campanha" contra Suárez. O jogo entre Itália e Uruguai ocorreu na última terça-feira (24) e foi vencido por 1 a 0 pela Celeste. Com a derrota, a Arruzza foi eliminada da competição.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios