Notícias

Embaixada da Itália adere à campanha contra turismo sexual na Rio 2016

A Embaixada da Itália em Brasília aderiu à campanha lançada pela ONG Ecpat Itália contra a exploração sexual de crianças e adolescentes durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A iniciativa mundial foi anunciada e foi batizada de "Rio 2016: Olimpíadas dos Direitos da Criança e do Adolescente".

"Estudos e estatísticas ressaltam que durante os grandes eventos de apelo mundial, os casos de exploração sexual e comercial dos menores aumentam sensivelmente. Por causa disso, a Embaixada da Itália, com a adesão à campanha, quer chamar a atenção para a importância de comportamentos adequados por parte de quem virá ao Brasil para assistir aos Jogos", diz a entidade em nota.

"Um pedido em tal senso já está contido no Manual sobre a Rio 2016 publicado de maneira on-line na última sexta-feira, não apenas para informar sobre o justo rigor da legislação brasileira, mas também para responder a uma obrigação moral para com as jovens vítimas dessa deplorável prática", afirmou o embaixador italiano no Brasil, Antonio Bernardini.

A campanha lançada pela Epcat lembra também que aqueles que praticarem esse tipo de ato ilícito poderão responder em território italiano a julgamento mesmo tendo cometido o crime no exterior. A Embaixada ainda reforça que as denúncias sobre o turismo sexual podem ser feitas pelo número de emergência "100" em todo o território nacional. Ou ainda, todos podem participar através da hashtag "#100forchildren" através das redes sociais.

Segundo a ONG, denunciar comportamentos suspeitos podem salvar potenciais vítimas e ainda poderá romper com o "ciclo vicioso" desse tipo de crime. (Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios