Referentes do jornalismo da Itália criticaram a falta de apoio do governo desse país à imprensa italiana no exterior, especialmente na América do Sul. A imprensa da península sofre na região de "um distanciamento que a Itália está construindo com o exterior e com a comunidade italiana fora do país", disse à ANSA Franco Siddi, secretário da Federação Nacional da Imprensa Italiana, frisando que "lamentavelmente o governo tem um papel de espectador, no sentido que parou de impulsionar uma atividade de promoção".
"A imprensa italiana no exterior tem uma função vital que deve ser apoiada para promover tanto a língua como a presença do país no mundo", destacou Siddi, que participou de uma conferência em Montevidéu sobre o futuro da informação italiana na América do Sul, em um encontro organizado pela Fundação Itália nas Américas.
Siddi considerou que a questão da falta de apoio à imprensa italiana no exterior "é apresentada como econômica", embora seja evidente que o problema tem uma raiz "política, porque a política tem o dever de fazer escolhas seletivas, no interesse do país e não em nome de interesses partidários".(Ansa)