Notícias

FMI: Economia italiana terá uma contração de 1,9% neste ano de 2012 e de 0,3% em 2013

A economia italiana terá uma contração de 1,9% em 2012 e de 0,3% em 2013, segundo estimativas do FMI (Fundo Monetário Internacional, que reviu para cima as previsões de janeiro, respectivamente de 0,2 e 0,3 pontos percentuais.

A contração de 1,9% da economia italiana em 2012 se compara com -1,8% do PIB (Produto Interno Bruto) da Espanha (estimativa revista para baixo em 0,2 pontos percentuais em relação a janeiro). A economia espanhola será reiniciada em 2013, quando se espera um crescimento do PIB de 0,1%.

A recuperação econômica italiana só vai começar em 2013 depois de uma recessão mais profunda do que a da zona do euro como um todo, para a qual está prevista uma retração do PIB no primeiro semestre de 2012, quando o crescimento será retomado.

As previsões do FMI para a Itália para o quarto trimestre de 2013 indicam um avanço do PIB de 0,7%, contra os -2,0% do quarto trimestre de 2012.

"As eleições na Espanha e a nomeação de um novo primeiro-ministro da Itália deram alguma tranquilidade aos investidores", disse Olivier Blanchard, economista-chefe do FMI, na carta de introdução do World Economic Outlook. A Itália, como os demais países da zona do euro com uma posição fiscal fraca, deve seguir os planos aprovados.

As previsões do FMI de uma queda do PIB italiano de 1,9% em 2012 "são muito pessimistas", diz o CEO do Banco da Itália, Fabrizio Saccomanni, observando que são melhores tanto as estimativas do BCE (Banco Central Europeu) como as da Comissão Europeia, pelas quais o país voltará a crescer já a partir do fim deste ano.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios