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FÓRMULA 1: Alonso comanda dobradinha da Ferrari e estreia com 1ª vitória em 17 meses

Apesar de tudo sugerir que Sebastian Vettel conseguiria uma vitória de ponta a ponta na abertura do Mundial de Fórmula 1, no Bahrein, o pódio teve cor vermelha neste domingo.

Após um problema da Red Bull, Fernando Alonso, estreante na Ferrari, ficou com a vitória, comandando ao lado de Felipe Massa a dobradinha da escuderia na primeira corrida do ano.

Depois de dominar por 34 voltas a prova e parecer se encaminhar para uma vitória tranquila, Vettel (4º) teve uma perda repentina de potência e foi ultrapassado facilmente pelas duas Ferraris, que não tiveram trabalho para manter o “1-2” até o final, numa prova com novidades, como a estreia dos pit stops sem reabastecimento, apenas com trocas de pneus.

Fernando Alonso tinha como última vitória o GP do Japão de outubro de 2008, quando ainda corria pela Renault. Na equipe francesa, ele teve um ano de 2009 irregular e achou na transferência para a Ferrari a chance de lutar pelo tricampeonato na Fórmula 1. Já Felipe Massa voltou ao pódio depois de seu grave acidente no meio de 2009, na primeira prova desde que foi obrigado a deixar as pistas para a recuperação.

Quem completou o pódio foi Lewis Hamilton, mostrando a McLaren próxima à Ferrari e à Red Bull como três potências deste campeonato. Um pouco atrás, a Mercedes GP teve Nico Rosberg na quinta colocação e Michael Schumacher, no seu retorno à categoria em que é heptacampeão, em sexto.

A Ferrari teve uma alteração fundamental para a prova em relação aos treinos, já que preferiu trocar os motores de seus dois pilotos para este domingo. Alguns parâmetros anormais motivaram a decisão, que se provou correta. Não houve sanções, já que este ano cada piloto dispõe de oito motores para toda a temporada, podendo gerenciá-los como melhor convir.

Alonso estreia o novo sistema de pontuação da Fórmula 1 para esta temporada, que privilegia as vitórias. Ele ficou com 25 pontos pelo triunfo contra 18 de Massa, sendo que agora os dez primeiros entram na classificação, o que beneficiou Rubens Barrichello, exatamente o décimo.

Os dois brasileiros estreantes, ambos de equipes novatas, tiveram problemas e não completaram a prova. Lucas Di Grassi foi o primeiro a abandonar, com a Virgin, e com 15 voltas completas Bruno Senna também deixou a corrida.

A PROVA

A abertura do Mundial foi com uma largada limpa e sem incidentes. Felipe Massa adotou uma linha defensiva para tentar proteger sua segunda posição contra o companheiro Fernando Alonso, mas foi ultrapassado após a primeira curva, quase perdendo o terceiro posto para Lewis Hamilton.

Enquanto isso, Vettel disparou e, no meio do pelotão, Rubens Barrichello ganhou uma posição, ficando em décimo, devido à queda acentuada de Robert Kubica. Já Schumacher ganhou posição de Mark Webber, da Red Bull, ficando em sexto.

O primeiro abandono da prova foi do indiano Karun Chandhok, da Hispinia. Companheiro de Bruno Senna, ele só correu no treino classificatório e não chegou a completar duas voltas na corrida.

No terceiro giro, outro estreante ficou fora das 49 voltas de prova, justamente o brasileiro Lucas Di Grassi, mostrando que seu carro da Virgin Racing ainda não conseguiu bom acerto devido ao pouco tempo de testes antes do começo do Mundial.

“Tivemos um problema hidráulico, o carro já não estava se comportando bem. Mas foi um bom começo, fui de 22º para 18º na primeira curva, estava na frente da Lotus. Vamos trabalhar para ver o que podemos melhorar”, disse Di Grassi, à TV Globo.

Com distâncias estáveis em cerca de dois segundos entre Vettel e Alonso e entre o espanhol e Massa, o brasileiro passou a tentar voltas mais velozes antes de realizar sua parada nos boxes. Chegou a registrar o tempo mais veloz das dez primeiras voltas, alterando a posição com o alemão da Red Bull.

Na 13ª volta, Bruno Senna fez sua primeira parada nos boxes, mas a equipe demorou a trocar os pneus. O piloto seguiu em último, longe até do pelotão dos mais lentos. No seu 15º giro, teve problemas e deixou a prova, não atingindo o objetivo de completar a corrida.

As equipes grandes começaram suas paradas para troca de pneus na volta 16, com a novidade de não haver mais reabastecimento. Com tempos de cerca de quatro segundos para a troca, não se viu alterações nas posições de corrida.

Mesmo com as paradas e mudanças como a de Massa, com pneus duros, as posições e as distâncias entre os carros permaneceram inalteradas, com Vettel mantendo 2s5 em média à frente de Alonso, em segurança na primeira colocação. O espanhol, no entanto, passou a ver seu companheiro se aproximar lentamente na briga pela segunda posição, mas ainda não o suficiente para uma disputa mais acirrada.

O momento de maior emoção chegou na volta de número 34, quando Alonso chegou em Vettel e partiu para o ataque devido à perda de potência da Red Bull, de forma surpreendente. O espanhol não teve dificuldades para fazer a ultrapassagem, seguido por Massa, que assumiu a segunda colocação e fechou a dobradinha.

Outro que se beneficiou dos problemas de Vettel foi Hamilton, que também passou pelo alemão sem maiores preocupações. O alemão conseguiu ficar à frente de Nico Rosberg e acabou em quarto. (Folha de SP)

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