Notícias

Francês Jean-Baptiste de Franssu é novo presidente do Banco do Vaticano

O francês Jean-Baptiste de Franssu foi escolhido como o novo presidente do Instituto para as Obras de Religião (IOR) — conhecido como Banco do Vaticano –, informou o Prefeito da Secretaria para a Economia, cardeal George Pell.

"É uma honra ser chamado para implementar as mudanças que hoje são necessárias para transformar o IOR em um provedor dedicado de serviços para a Igreja", disse Franssu, que assume o cargo ainda hoje.

Seu antecessor, Ernst von Freyberg, "aceitou realizar um período de transição para garantir uma passagem de mandato adequada", apontou o Vaticano, em nota.

Nos próximos três anos, o estatuto do IOR será revisto e suas atividades redesenhadas com três prioridades estratégicas: "Reforçar o negócio do IOR, transferir gradualmente a gestão de patrimônio para um novo e central Vaticano Asset Management (VAM)" e "concentrar as atividades do IOR sobre a consultoria financeira e serviços de pagamento para o clero".

Junto a Franssu, entram no Conselho o alemão Clemens Boersig, a norte-americana Mary Ann Glendon e o britânico Michael Hintze, além de outros membros laicos ainda não divulgados.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios