Notícias

Franco Frattini pede ajuda para evitar um “desastre” na presidência da União Européia

O chanceler italiano, Franco Frattini, afirmou que os membros da União Europeia (UE) devem ajudar a República Tcheca, país que exerce a presidência do turno do bloco, para não ocorrer "um desastre".

"Seria um desastre se a Europa ficasse sem uma liderança forte e compartilhada", defendeu Frattini ao chegar ao castelo de Hluboka, na República Tcheca, onde está sendo realizado o conselho informal de ministros das Relações Exteriores dos países da UE.

"Devemos auxiliar a presidência tcheca até o último dia, porque precisamos de uma presidência capaz de guiar todos os processos em curso, principalmente na organização da primeira Cúpula da UE com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama", programada para ocorrer no dia 5 de abril, em Praga.

O chanceler comentou, no entanto, que não está preocupado com o maior peso que o presidente tcheco, Vaclav Klaus, poderá ter nas questões da UE, uma vez que o primeiro-ministro do país, Mirek Topolanek, renunciou ao cargo na última quinta-feira, após o Parlamento aprovar uma moção de censura ao seu governo.

"Não estou preocupado, mas em todo caso acredito que a presidência tcheca será ajudada até o último dia", declarou o ministro italiano das Relações Exteriores.

Frattini ainda se mostrou otimista de que a crise no governo tcheco não atrapalhará a ratificação do Tratado de Lisboa pelo Senado do país, explicando que há "possibilidades reais" de ratificação na segunda metade de 2009.

O Tratado confere à UE capacidade jurídica própria para assinar acordos internacionais de nível comunitário. Na República Tcheca falta a ratificação por parte do Senado e, na Irlanda, o acordo deve será submetido a outro referendo, sendo que o primeiro não aprovou o texto.

"Isto (o Tratado de Lisboa, ndr.) continua a ser o nosso objetivo. Devemos nos empenhar até que o segundo referendo na Irlanda seja um sucesso", disse o chanceler.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios