Notícias

FRAUDE: Azeite de oliva comum é vendido como extravirgem na Itália

Foi descoberta uma fraude no ramo dos azeites italianos. De acordo com os resultados de uma investigação da polícia do país, sete grandes marcas do produto estavam vendendo azeite de oliva comum como extravirgem.

 

Comandado pelo procurador Raffaele Guariniello, o inquérito consistiu na realização de testes – físicos, químicos e biológicos – de frascos do óleo de diversas companhias. Dessas, sete falsificavam em seus rótulos a informação de que o produto era somente azeite de oliva – mais inferior e, por isso, de custo mais baixo -, e não extravirgem – mais sofisticado e mais caro. As empresas envolvidas são: Primadonna, Bertolli, Santa Sabina, Sasso, Coricelli, Antica Badia e Carapelli.

 

As investigações começaram após a publicação mensal "Il Test" ter enviado informações diretamente a Guariniello. "Vamos seguir com atenção a evolução do inquérito de Turim porque é fundamental proteger um setor estratégico como o do azeite de oliva italiano", afirmou o ministro de Políticas Agrícolas do país, Maurizio Martina.

 

"Há meses reforçamos o controle, principalmente em relação à última safra de azeite, que foi uma das mais complicadas dos últimos anos. Em 2014, realizamos mais de 6 mil controles no setor, com apreensões de 10 milhões de euros", explicou.

 

Martina concluiu dizendo que "é importante agora ter clareza para proteger os consumidores e milhares de empresas honestas empenhadas atualmente no novo ano de produção".

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios