Geografia da Itália

Geografia da Itália

O território italiano tem uma superfície de 301.401 Km², com um comprimento máximo de 1.300 Km, e uma largura de 600 Km.

A Itália é vinte e oito vezes menor que o Brasil correspondente ao estado do Rio Grande do Sul. A Itália estende-se no centro do mar Mediterrâneo, tendo ao sul e ao oeste duas grandes ilhas: a Sicilia e a Sardegna.

O país é delimitado ao norte pelos alpes, que se estendem em amplo semicírculo por cerca de 1.300 Km, e compreendem as montanhas mais altas da Europa: o Monte Bianco (com seus 4.800 m), o Monte Rosa (4.638 m) e o Monte Cervino (4.478 m).

 

No extremo ponto ocidental do arco alpino, começam os Apeninos que se estendem ao longo da península por cerca de 1200 Km, alcançando a altitude máxima no Gran Sasso D'Italia (2.924 m)

 

Delimitada pelo arco alpino ao norte e pela parte setentrional dos Apeninos ao sul, estende-se por 46.000 Km² a Pianura

Padana, a maior planície da Europa Meridional. Ela deve seu nome ao maior rio italiano, o "Po" (652 Km), que percorre em todo o seu comprimento. Outros rios importantes são o Adige (410 Km), o Tevere (405 Km) e o rio Arno (224 Km).

 

Numerosos são também os lagos; entre eles o de Garda (370 Km²), o Maggiore (212 Km²), o de Como (148 Km²) e o Trasimeno (128 Km²).

 

O território italiano apresenta notáveis variações climáticas; em geral os verões são quentes e os invernos frios, com estações bem definidas e chuvas distribuídas no decorrer de todo o ano.

 

INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS GERAIS

 

Regiões

A Itália é dividida em 20 regiões (Clicando no nome da região você tem um resumo com as suas principais características):

 

Piemonte
Valle D'Aosta
Lombardia
Trentino – Alto Adige
Veneto

Friuli – Venezia Giulia
Liguria
Emilia – Romagna
Toscana

Umbria
Marche

Lazio
Abruzzi

Molise
Campania
Puglia
Basilicata
Calabria
Sicilia
Sardegna  

 

Cada região italiana tem um estatuto, o qual, de acordo com a Constituição e com as leis da República, estabelece as normas relativas à organização interna da região. As regiões constituem-se em entidades autônomas com poderes e funções próprias, segundo os princípios fixados na Constituição.

A Sicilia, a Sardegna, ao Trentino – Alto Adige, ao Friuli – Venezia Giulia e ao Vale D'Aosta são atribuídas formas e condições particulares de autonomia, segundo estatutos especiais adotados com leis constitucionais.

Cabem a região as funções administrativas para as matérias discriminadas no artigo anterior, salvo aquelas de interesse exclusivamente local, que podem ser atribuídas pelas leis da República às Provinciais aos Municípios e a outras entidades locais.

 

REGIÕES POR SUPERFÍCIE

REGIÕES MAIS POPULOSAS

REGIÕES DE MAIOR DENSIDADE DEMOGRÁFICA

 

 

População

 

A Itália ocupa o quarto lugar na Europa por número de habitantes; cerca de 57 milhões.

A densidade média da população é de 190 habitantes por Km². Algumas regiões, porém, alcançam valores de densidade mais elevados: a Campania (425 habitantes por Km²), a Liguria (305 habitantes por Km²) e algumas cidades chegam a 1.000 habitantes por Km².

Nas últimas décadas verificou-se na Itália um forte processo de urbanização, estritamente ligado ao desenvolvimento industrial do país. Atualmente a população urbana representa cerca de 80% da população total.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Verifique também

Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios