Ao usar este site, você concorda com nossa política de Política de Privacidade e Termos de Use.
Aceitar
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
Font ResizerAa
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Reading: Giorgia Meloni e Trump usam o G7 para reconstruir a ponte entre Roma e Washington
Compartilhar
Font ResizerAa
.:: Rádio Italiana ::..:: Rádio Italiana ::.
  • Insider
Pesquisar
  • INÍCIO
  • NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • Catolicismo Romano
    • Variedades
    • Dicas Culturais
    • Festival di Sanremo
    • Folclore Italiano
    • Geografia da Itália
    • Gramática Italiana
    • Hino da Itália
    • História da Itália
    • Previdência Italiana
  • CULINÁRIA
  • ENTREVISTAS
  • MÚSICA
    • Música Italiana
    • Letras de Músicas
  • TURISMO NA ITÁLIA
  • BLOG DO BOTTO
Have an existing account? Sign In
Follow US
.:: Rádio Italiana ::. > Blog > Notícias > Giorgia Meloni e Trump usam o G7 para reconstruir a ponte entre Roma e Washington
Notícias

Giorgia Meloni e Trump usam o G7 para reconstruir a ponte entre Roma e Washington

Fabio Botto
Compartilhar
Compartilhar

Depois de semanas marcadas por divergências e ruídos diplomáticos, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aproveitaram a cúpula do G7, realizada em Évian, na França, para enviar um sinal claro de reaproximação entre Roma e Washington D.C.

O encontro entre os dois líderes ocorreu em um momento delicado para as relações transatlânticas. Nos últimos meses, diferenças de posicionamento sobre temas internacionais, especialmente em relação ao Oriente Médio e às negociações envolvendo o Irã, haviam provocado certo distanciamento político. Em abril, Trump chegou a manifestar publicamente surpresa e descontentamento com algumas posições adotadas pelo governo italiano.

https://www.provincia.biella.it/

No G7, porém, o tom foi outro. Segundo fontes diplomáticas, Meloni e Trump realizaram uma reunião reservada para esclarecer mal-entendidos e reforçar a cooperação entre os dois países. A premiê italiana teria enfatizado a importância da unidade do Ocidente diante das crises geopolíticas atuais, enquanto ambos demonstraram disposição para retomar um diálogo mais próximo.

A mudança de clima ficou evidente também em um episódio que rapidamente ganhou destaque na imprensa italiana. Ao encontrar Meloni durante um dos compromissos da cúpula, Trump brincou dizendo ter sido “abandonado” pela líder italiana quando ela se afastou para participar de outras reuniões.

A frase I was abandoned (“Fui abandonado”) foi recebida com bom humor pelos presentes e acabou se transformando em um símbolo da nova atmosfera entre os dois líderes. O comentário descontraído contrastou com as tensões recentes e foi interpretado como um gesto de distensão por parte do presidente americano.

Mais do que uma simples anedota, o episódio refletiu a tentativa de ambos os governos de reposicionar a relação bilateral em um momento de grandes desafios internacionais. A Itália continua sendo um dos principais aliados dos Estados Unidos dentro da União Europeia e da OTAN, ao mesmo tempo em que Meloni busca ampliar a influência italiana nas discussões sobre segurança energética, comércio e defesa.

Para Roma, a reaproximação com Washington tem relevância estratégica. Em meio às incertezas provocadas pelos conflitos no Oriente Médio, pelas negociações envolvendo o programa nuclear iraniano e pelas preocupações com o crescimento econômico europeu, manter um canal direto com a Casa Branca é visto como um ativo importante para a diplomacia italiana.

Você pode se interessar também por ...

Itália revisa terremoto em Ischia de 3.6 para 4.0
FUTEBOL ITALIANO: Roma fecha contratação do lateral-esquerdo Angeliño Tasende
Governo italiano segue situação na Rússia após rebelião de mercenários
Itália lembra Holocausto e pede esforço contra antissemitismo
Rádio Italiana participa da Feira Latino-Americana de Café
TAGGED:Giorgia Meloni e Trump usam o G7 para reconstruir a ponte entre Roma e Washington
Compatilhar Este Artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp Email Print
Artigos Recentes
Notícias

Finlândia e Suécia confirmam transferências de solicitantes de refúgio à Itália

Fabio Botto
Fabio Botto
20 de agosto de 2026
Suiça quer devolver 652 migrantes para a Itália
“Guerras são fracasso político e moral”, diz Papa Leão XIV
Vaticano tira padre italiano do comando de paróquia após ele transformar igreja em abrigo para 200 migrantes
Praia italiana que separa homens e mulheres bate recorde de público
Corpos de vítimas de queda de avião na Itália são achados abraçados
O lugar secreto onde a Itália está construindo o euro digital
Itália vive “onda” de feminicídios com seis casos em quatro dias
Mulher de 28 anos morre na Itália após engasgar com fatia de bacon
- Publicidade -
Ad imageAd image

2007 - 2026 © Radio Italiana | UNO

Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?