Notícias

Giuseppe Conte se reúne com Putin para discutir crise líbia

Encontro ocorreu durante fórum em Pequim, na China

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, se reuniu com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, para discutir a crise na Líbia, que está à beira de uma nova guerra civil.

A reunião ocorreu em Pequim, na China, à margem do Fórum da Rota da Seda, iniciativa do país asiático para promover o projeto Belt and Road Initiative (BRI), que prevê mais de US$ 1 trilhão em investimentos em infraestrutura e telecomunicações em dezenas de nações.

Segundo fontes italianas, o encontro foi “intenso”, e Conte pediu um trabalho conjunto com a Rússia para conter os conflitos na Líbia. Há pouco mais de três semanas, o general Khalifa Haftar, que controla o leste e o sul do país africano, iniciou uma ofensiva para tomar a capital Trípoli, onde está sediado o governo de união nacional do primeiro-ministro Fayez al Sarraj.

Os dois lados se sustentam sobre um amplo conjunto de milícias, já que a Líbia não tem hoje um Exército nacional constituído. A Itália defende Sarraj e tem acordos para treinar e equipar a Guarda Costeira da Líbia, enquanto a Rússia dá apoio tácito a Haftar.

Putin deve visitar Roma no próximo mês de julho.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios