Notícias

Governador da Lombardia é investigado por abuso de poder

O governador da Lombardia, uma das regiões mais ricas da Itália, virou alvo de um inquérito do Ministério Público de Milão por abuso de poder.

Attilio Fontana, do partido ultranacionalista Liga, está no cargo desde março de 2018 e é investigado por suposta irregularidade na nomeação de seu sócio em um escritório de advocacia, Luca Marsico, para um posto no governo regional.

Segundo o jornal Corriere della Sera, Fontana teria proposto a seu gabinete a indicação do advogado como membro externo de um “núcleo de avaliação de investimentos públicos”, com salário de 11,5 mil euros por ano.

O Ministério Público de Milão havia informado que o governador rechaçara uma tentativa de corrupção por parte de Gioacchino Caianiello, ex-coordenador do partido conservador Força Itália (FI), de Silvio Berlusconi.

Caianiello teria oferecido pagar a Marsico trabalhos de consultoria, em troca de colocar um aliado no comando do órgão responsável por trabalho e formação na Lombardia. Fontana, no entanto, já avaliava indicar seu sócio ao núcleo sobre investimentos públicos.

“Falarei com quem devo falar, agora não direi nada, não tenho informações a respeito”, declarou o governador. Já o secretário federal da Liga, o ministro do Interior e vice-premier Matteo Salvini, disse que Fontana é alvo de “ataques vergonhosos”.

Marsico, por sua vez, afirmou à ANSA que acredita que foi indicado pelo governador “por ser um bom advogado”. O caso faz parte de uma investigação de corrupção que emitiu na última terça 43 mandados de prisão preventiva contra políticos, funcionários públicos e empresários na Lombardia.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios