Notícias

Presidente italiano, Sergio Mattarella, crê em permanência britânica na União Europeia

Em visita a Londres, o presidente da Itália, Sergio Mattarella, afirmou que o Reino Unido vai superar esse momento de dúvida sobre sua permanência na União Europeia e continuará fazendo parte do bloco.

A declaração foi dada após um encontro na Embaixada italiana na cidade com o secretário de Relações Exteriores britânico, Philip Hammond. "Tantas vezes a Grã-Bretanha superou situações difíceis, vai superar essa também", disse o chefe de Estado.

O Reino Unido deverá ter um plebiscito sobre seu futuro na União Europeia até o final de 2017, em meio a um crescente descontentamento do governo do primeiro-ministro David Cameron com Bruxelas, principalmente no tema da imigração.

O premier não esconde de ninguém seu desejo de limitar o acesso de indivíduos vindos de outros países europeus, principalmente por

causa da crise migratória no Mediterrâneo, o que derrubaria um dos pilares da UE, que é a livre circulação de pessoas.

Segundo a proposta de lei apresentada nesta quinta pelo governo, a consulta popular terá uma única e simples pergunta: "O Reino Unido deve permanecer um membro da União Europeia?". Enquanto isso, Cameron iniciou um tour de dois dias por capitais do bloco para ilustrar o projeto de Londres para a UE, que consiste na redução do poder de Bruxelas sobre os países.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios