Notícias

Governistas uruguaios querem manter boas relações com a Itália

A chapa da coalizão governista Frente Ampla que participará das eleições presidenciais uruguaias deste domingo, formada por José Mujica e Danilo Astori, ressaltou hoje que, apesar das "notórias diferenças" quanto ao premier Silvio Berlusconi, trabalhará para preservar "as melhores relações" com a Itália caso vença a disputa.

"Metade de nós, assim como ocorre com os argentinos, possui um sobrenome 'tano' [de origem italiana]", recordou Mujica, cujo segundo sobrenome é Cordano. Segundo ele, esta é uma evidência dos laços próximos que unem Uruguai e Itália. 
 

"Mas com Berlusconi não é fácil. Ele nos trata como sudacas [termo depreciativo usado na Espanha para se referir aos latino-americanos], nos expulsa", afirmou o candidato, que emendou: "mas por ora devemos buscar as melhores relações". 

Mujica, de 74 anos, é apontado pelas pesquisas como o favorito a suceder o atual presidente, Tabaré Vázquez. Ainda não se sabe, porém, se a vitória se confirmará amanhã ou se haverá a necessidade de um segundo turno, previamente agendado para 29 de novembro. 

Neste caso, o mais provável é que ele enfrente o ex-presidente Luis Lacalle (1990-1995), do Partido Nacional. 
 

Já o ex-ministro da Economia Danilo Astori, candidato à vice-presidência na chapa governista, disse que, "indo além de nossas notórias diferenças", deve-se entender que "a Itália faz parte da Europa". 
 

"Para o Mercosul em geral, e o Uruguai em particular, é de fundamental importância aprofundar as relações com a Europa, por uma longa lista de razões coletivas e individuais", afirmou ele. 
  

Neste domingo, 2,5 milhões de pessoas irão às urnas. Além da disputa presidencial, haverá votação para o Legislativo e dois referendos — um sobre a anulação da Lei de Caducidade, que anistiou acusados de cometer crimes de lesa-humanidade durante a ditadura (1973-1985), e outro que diz respeito ao Voto Epistolar, que permitiria a uruguaios que vivem fora do país participar de processos eleitorais a partir de 2014 por correspondência.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios