Notícias

Governo da Itália declara luto oficial pelo falecimento de Berlusconi

O governo da Itália proclamou luto nacional na próxima quarta-feira (14), dia do funeral de Estado de Berlusconi.

A cerimônia fúnebre será na Catedral de Milão, cidade natal e berço político do expremiê, mas o velório será restrito para familiares mais próximos por questões de ordem pública.

Chegou a ser anunciado que o corpo de Berlusconi seria velado nos estúdios do grupo Mediaset em Cologno Monzese, nos arredores de Milão, mas o conglomerado de mídia do líder conservador desistiu da ideia por razões de segurança.

De acordo com fontes próximas à família, o corpo do ex-primeiro-ministro ficará na Villa San Martino, sua mansão na cidade de Arcore, perto de Milão, até o funeral.

Um despacho assinado pelo subsecretário da Presidência do Conselho dos Ministros, Alfredo Mantovano, também determina que as bandeiras da Itália e da União Europeia fiquem a meio mastro até quarta-feira em todos os prédios públicos no país e nas embaixadas e consulados no exterior.

“Recebo com profunda tristeza a notícia da morte de Berlusconi, protagonista de longas temporadas da política italiana e das instituições republicanas”, disse o presidente Sergio Mattarella. “Berlusconi foi um grande líder político que marcou a história da nossa República”, acrescentou o chefe de Estado, definindo o ex-premiê como uma “pessoa dotada de grande humanidade e empreendedor de sucesso”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios