Notícias

Governo italiano envia suprimentos para Turquia

O governo italiano anunciou que um navio da Marinha Militar partiu com equipamentos para montar um hospital de campanha na Turquia destinado a atender pessoas afetadas pelo terremoto devastador.

“Em coordenação com a Defesa Civil, o navio San Marco da Marinha zarpará do porto de Brindisi com um hospital de campanha a bordo fornecido pela região do Piemonte”, declarou o ministro da Defesa da Itália, Guido Crosetto.

Além do hospital de campanha, a embarcação, disponibilizada pelo Ministério da Defesa da Itália, vai transportar suprimentos arrecadados através de doações feitas pelos italianos e associações para as populações duramente atingidas pelo sismo.

“Os meus agradecimentos a todos os homens e mulheres, instituições, associações e pessoas que ofereceram e oferecem ajuda concreta em decorrência de um terremoto tão devastador. A Itália está próxima de Turquia e Síria, especialmente ao sofrimento de todos os afetados por esta terrível tragédia”, acrescentou Crosetto.

Por fim, o ministro reiterou a disposição do governo da premiê da Itália, Giorgia Meloni, em contribuir com as operações de resgate.

Nos últimos dias, a Defesa já tinha enviado uma aeronave P180 e duas C130 da Aeronáutica com medicamentos e material médico a bordo, além de equipes de salvamento da Defesa Civil e bombeiros que já estão trabalhando nas operações de resgate.

As equipes de bombeiros italianos especializados em busca e resgate localizaram os corpos de três pessoas sob escombros de um prédio de sete andares em Antioquia, na Turquia. Trata-se de uma mulher e duas crianças – um menino e uma menina.

Farnesina:

O ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, disse que o país é “protagonista da solidariedade” no que diz respeito ao auxílio à Turquia e Síria.

“A Itália é protagonista da solidariedade. O Conselho de Ministros destinou 11 milhões do fundo para emergências nacionais”, escreveu no Twitter.

O chanceler italiano explicou ainda que a Farnesina fez as seguintes contribuições: 1 milhão de euros para a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (Ficross) na Turquia; 750 mil euros para a mesma instituição na Síria; e 1 milhão de euros em apoio ao Crescente Vermelho sírio.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios