Notícias

Governo italiano tenta mediar com Israel após ataque a flotilha para Gaza

O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, tenta mediar com o governo de Israel para permitir a entrada na Faixa de Gaza da ajuda humanitária levada pela Flotilha Global, atacada com drones não identificados.

“O ministro está em contato com o governo israelense e apontou um mecanismo de mediação confiável”, disse uma fonte da Farnesina. “O governo italiano está examinando todas as opções para evitar novas ações ofensivas contra os barcos da flotilha”, acrescentou.

A frota reúne mais de 50 embarcações com mais de 600 ativistas de dezenas de países, incluindo a ambientalista sueca Greta Thunberg, o brasileiro Thiago Ávila e políticos italianos.

Após o ataque da última madrugada, que não deixou feridos, a Itália enviou uma fragata da Marinha Militar para acompanhar a flotilha e fornecer eventual apoio para socorro.

A missão humanitária tem dominado a pauta política no país europeu nos últimos dias, com crescente pressão da oposição e da sociedade civil para o governo de Giorgia Meloni reconhecer o Estado da Palestina, aplicar sanções a Israel e assegurar proteção para os ativistas da flotilha.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios