Notícias

Governo italiano usará futebol para fazer diplomacia

O futebol como meio para a diplomacia. Esta é a ideia de um acordo assinado entre o Ministério das Relações Exteriores da Itália e a Federação Italiana de Futebol (FIGC).

Assinado em Milão, o texto prevê quatro pontos de colaboração internacional através dos quais a Farnesina usará o futebol para abrir portas culturais e comerciais.

Com o acordo, o Ministério apoiará as candidaturas da Itália para sediar eventos de futebol, valorizará a seleção italiana de futebol e seus campeões, apoiará projetos de formação e atualização profissional de técnicos e dirigentes em favor das comunidades italianas jovens no exterior, e promoverá formação esportiva em outros países como instrumento de cooperação bilateral e multilateral. Será criado um grupo permanente de trabalho para determinar as ações que serão realizadas no exterior, assim como seus cronogramas.

"O esporte sempre foi fator de paz e de diálogo entre as culturas, alé de elemento de prestígio e veiculação da identidade italiana", disse o diretor geral para a Promoção do Sistema País da Farnesina, Vincenzo de Luca. "Através do futebol, também poderemos fortalecer nossa penetração comercial, além da cultural. A partir de agora, estaremos com a FIGC, diplomacia e futebol, para criar um time no mundo", destacou. (Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios