Notícias

GRIPE A: Itália gasta 184 milhões de euros com vacinas

A Itália gastou 184 milhões de euros na compra das vacinas contra a Gripe A (H1N1), informou hoje o diretor-geral italiano do Ministério da Saúde, Fabrizio Oleari.

No final da reunião do Conselho dos ministros da Saúde da União Européia, Oleari informou que o governo italiano comprou 12 milhões de doses.

Na semana passada a revista científica British Medical Journal (BMJ), publicou um artigo, segundo o qual a corrida para a aquisição dos fármacos antivirais contra a Gripe A, foi solicitada por especialistas ligados às empresas farmacêuticas produtoras destas vacinas.

Comentando o assunto, o ministro italiano da Saúde, Ferruccio Fazio, afirmou que "mesmo hoje que temos um ano de experiência, não mudaria nada nas medidas tomadas no nosso país para combater o vírus da Gripe A".

"O ministério da saúde [italiano] não fez previsões. Todos os governos foram orientados pela OMS. Se as anomalias forem confirmadas, isso não compromete os países que receberam as orientações", destacou o ministro italiano.

Por sua vez, a diretora-geral da OMS, Margaret Chan rejeitou as acusações de ter sido influenciada por "interesses comerciais" na gestão da pandemia da Gripe A.

"Em nenhum momento, nem por um segundo, os interesses comerciais influenciaram as minhas decisões", escreveu Chan em uma carta a BMJ.

A OMS declarou o estado de pandemia para o vírus da Gripe A em 11 de junho de 2009 e o mantém até hoje. O vírus causou menos vítimas que o esperado, e grandes quantidades de vacinas e remédios não foram utilizados.(ANSA)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios