Notícias

União Europeia e FAO lançam projeto contra desertificação

A União Europeia (UE) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) anunciaram a criação do projeto "Ação contra a desertificação", um programa de quatro anos e meio que tem como meta evitar a perda de biodiversidade e a escassez de alimentos.

A iniciativa prevê investimentos de 41 milhões de euros para promover a gestão sustentável do território e a recuperação de zonas áridas dos países da África, Caribe e Pacífico (ACP). Segundo a FAO, mais de 70% das pessoas que vivem em ecossistemas frágeis dessas três regiões do planeta tiram o próprio sustento dos recursos naturais.

Contudo, o rápido crescimento da população e as mudanças climáticas pressionam esses ecossistemas e aumentam a sua degradação. "A desertificação e a deterioração do solo são questões gravíssimas, levam à fome e à pobreza e são a causa de muitos conflitos. Mas esses problemas não são intransponíveis", diz José Graziano da Silva, diretor-geral da FAO.

Os recursos do projeto "Ação contra a desertificação" vão beneficiar países como Burkina Faso, Etiópia, Gâmbia, Níger, Nigéria, Senegal, Haiti e Fiji.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios