Notícias

COP-16: Ministra do meio-ambiente diz que Itália está pronta para defender clima global

A ministra italiana do meio-ambiente, Stefania Pestigiacomo, disse que a Itália "está pronta a se esforçar em defesa do clima global, mas não aceitará perdas inúteis" ao comentar a posição do país europeu na 16ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-16) que está acontecendo no balneário turístico de Cancún, no México.

"Estamos dispostos a sacrifícios se existir um resultado útil para o clima e para um sistema global de economia sustentável. Mas não aceitaremos outras perdas inúteis para combater o efeito estufa e que possam estancar a nossa competitividade", disse a ministra em uma entrevista para a imprensa de seu país.

"Na melhor das hipóteses em Cancun poderão ser adotadas decisões que não prejudiquem a possibilidade de alcançar no futuro um acordo que regulamente as emissões do efeito estufa de todos os países industrializados e dos países emergentes", afirmou a Scarfagna.

"A realidade nos impões que seja levada em conta [na Conferência, ndr] a grave crise econômica-financeira que a Europa está atravessando e que, inevitavelmente, terá consequências nos compromissos econômicos que poderão ser colocados em campo", disse ela.

A cúpula que se encerra em 10 de dezembro tem como principal objetivo, que os países de todo mundo alcancem um acordo concreto sobre a meta de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa, depois do fracasso da última reunião realizada no ano passado em Copenhague, na Dinamarca.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios