
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, ressaltou a necessidade de implementar, o quanto antes, e por completo, o plano de paz do presidente americano, Donald Trump, à Faixa de Gaza.
A declaração foi dada durante seu encontro em Roma com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.
A premiê “reiterou a necessidade de consolidar o cessar-fogo e iniciar a estabilização e reconstrução de Gaza, procedendo rapidamente à plena implementação do plano de paz de Trump, incluindo o desarmamento do Hamas, que não pode desempenhar qualquer papel no futuro do povo palestino”, informou o Palácio Chigi em nota.
Meloni também destacou a Abbas o empenho italiano em relação ao enclave, citando o envio de “assistência humanitária à população civil, o treinamento policial e o processo de reforma da Autoridade Palestina”, além de anunciar um novo pacote de auxílio.
“Reforçando a necessidade de trabalhar em prol de uma solução política duradoura baseada na perspectiva de dois Estados, foi confirmado que o governo italiano, com base nas prioridades indicadas pela ANP, está elaborando um pacote de ajuda humanitária e de reconstrução a ser apresentado na Conferência sobre Gaza que o Egito pretende convocar”, acrescentou o Palácio Chigi.



