Variedades

Um a cada quatro europeus tem atitude antissemita, diz estudo

Levantamento foi feito por ONG judaica de direitos civis

Um estudo divulgado pela Liga Antidifamação (ADL), ONG judaica de direitos civis, aponta que um em cada quatro cidadãos europeus tem sentimentos antissemitas.

A pesquisa foi conduzida na Europa, no Canadá, na África do Sul, no Brasil e na Argentina, entre abril e junho de 2019, e reacendeu o alerta para atos contra judeus, pouco mais de um mês depois do ataque que matou duas pessoas perto de uma sinagoga em Halle, na Alemanha.

O levantamento mostra que o nível de antissemitismo permanece praticamente idêntico na Europa ocidental, mas cresceu na parte central e no leste do Velho Continente, especialmente em países como Ucrânia (+14%), Polônia (+11%) e Rússia (+8%).

Na Polônia, as atitudes antissemitas envolvem 48% da população, segundo a ADL, contra um índice de 37% em 2015. Três quartos desse total, por exemplo, responderam que “os judeus falam muito daquilo que aconteceu no Holocausto”.

Na Hungria, 25% dos entrevistados acreditam que “os judeus querem enfraquecer a cultura nacional, exprimindo-se a favor de um número maior de imigrantes” – o país tem algumas das políticas mais duras da Europa contra migrantes e refugiados.

Ainda de acordo com a ADL, o sentimento antissemita também cresceu no Brasil (+9%), na África do Sul (+9%) e na Argentina (+6%).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios