Notícias

Naufrágio no Mediterrâneo pode ter deixado 400 mortos

Um naufrágio ocorrido no último fim de semana no mar Mediterrâneo teria deixado cerca de 400 mortos, segundo depoimentos colhidos pela ONG Save the Children com sobreviventes da tragédia.

A embarcação clandestina que levava imigrantes ilegais à Itália afundou aproximadamente 24 horas depois de zarpar da Líbia, na costa africana, e foi socorrida pela Marinha do país europeu. As pessoas que foram resgatadas desembarcaram em Reggio Calabria ao lado de centenas de indivíduos tirados de outros barcos.

De acordo com a mesma ONG, entre os dias 11 e 13 de abril, mais de 5.100 imigrantes chegaram à Itália em 18 desembarques realizados na Sicília, na Calabria e na Púglia. Entre eles estavam 450 crianças, 317 delas desacompanhadas.

"Muitas viveram experiências atrozes de violência e perderam amigos, parentes e seus pais, incluindo nos últimos naufrágios. Segundo relatos, a situação na Líbia está cada vez mais fora de controle", declarou Valerio Neri, diretor-geral da Save the Children.

No início de março, a agência da União Europeia para controle de fronteiras (Frontex) já havia alertado que entre 500 mil e 1 milhão de pessoas estão prontas para deixar a Líbia rumo à Europa ao longo de 2015. Como a Itália está a menos de 300 km de distância por água da nação africana, acaba sendo a principal porta de entrada para imigrantes ilegais no continente.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios