Notícias

Vimos o desespero nos olhos dos afegãos, diz piloto italiano

Um dos pilotos italianos que trabalham há uma semana na operação de evacuação de refugiados afegãos contou que consegue ver o “desespero” nos olhos das pessoas que fogem do Talibã, mas também a “esperança” de encontrar um futuro melhor.

O piloto, que não se identificou, deu um depoimento em vídeo durante um voo proveniente do Kuwait e que aterrissou no aeroporto de Fiumicino, nos arredores de Roma.

“Temos muitas crianças e mulheres a bordo. Vimos em seus olhos o desespero de deixar a própria casa, o próprio país. Mas eles com certeza entendem a oportunidade dada pela Itália de buscar um futuro melhor e um novo início”, contou o militar, membro da tripulação de um KC-767 da Aeronáutica italiana.

A “ponte aérea” com Cabul foi aberta pela Itália quando o grupo fundamentalista islâmico Talibã reassumiu o poder no Afeganistão. Os refugiados são levados da capital afegã para o Kuwait em aviões C-130 da Aeronáutica e depois viajam até Roma em Boeings KC-767, que têm maior capacidade.

De acordo com o piloto, as crianças são aquelas que parecem mais traumatizadas com a fuga repentina, e os militares tentam aliviar seu sofrimento com pequenos gestos. “Demos às crianças brinquedos, doces e balas. É um gesto simples, mas acolhido com felicidade pelas crianças”, disse.

Segundo ele, a situação no Afeganistão dá força aos militares para concluir a missão de evacuação. “Não deixaremos ninguém para trás”, prometeu o piloto. A Itália manteve uma base militar em Herat, na parte ocidental do Afeganistão, até junho passado.

Desde então, mais de 1,5 mil afegãos já foram levados para o país europeu, sendo quase mil apenas na última semana.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios