Notícias

Itália dissolve governo de Foggia por infiltração mafiosa

O Conselho dos Ministros da Itália destituiu o governo de Foggia, importante cidade do sul do país, devido a ligações entre o poder público municipal e grupos mafiosos.

A decisão foi tomada a pedido da ministra do Interior, Luciana Lamorgese. Capital da província homônima, Foggia será administrada por uma comissão extraordinária nomeada pelo governo italiano por um período de 12 a 18 meses.

A cidade de cerca de 150 mil habitantes é a segunda capital de província na Itália a ter sua prefeitura dissolvida por causa de infiltrações mafiosas. A primeira foi Reggio Calabria, também no sul do país, em 2012.

Foggia já vinha sendo administrada por um interventor nomeado por Roma desde maio, quando o então prefeito Franco Landella, do partido de ultradireita Liga, renunciou ao cargo após a prisão de vereadores da base aliada por corrupção.

O próprio Landella seria detido sob suspeita de concussão e corrupção e libertado 10 dias depois. Investigações apontam que a organização mafiosa conhecida como “Società Foggiana” (“Sociedade de Foggia”) havia se infiltrado na gestão municipal, com “elementos concretos, inequívocos e relevantes sobre ligações entre administradores locais e a criminalidade organizada”.

A máfia teria feito pressões para atuar em sistemas de vigilância eletrônica e na distribuição de casas populares para aliados dos clãs.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios