Notícias

Itália celebra acordo sobre combustíveis fósseis na COP28

Os países participantes da COP28, em Dubai, aprovaram um acordo que fala em reduzir gradativamente o uso de combustíveis fósseis para que o mundo alcance a neutralidade de carbono até 2050, mas que não se compromete com prazos para eliminar a utilização de fontes de energia sujas.

Essa é a primeira vez na história que um documento chancelado na cúpula climática da ONU cita explicitamente os combustíveis fósseis, cuja queima é a principal causa do aquecimento global provocado por atividades humanas.

“Colocamos as bases para a transformação”, disse o presidente da COP28, Sultan Al-Jaber, ao abrir a sessão plenária com os delegados dos países, que estenderam a conferência em um dia para alcançar um acordo.

O ministro do Meio Ambiente da Itália, Gilberto Pichetto, disse que o texto é “equilibrado e aceitável para essa fase histórica, caracterizada por fortes tensões internacionais que pesam sobre o processo de transição”.

“Sobre as fontes fósseis, buscamos um ponto de referência mais ambicioso, mas no acordo há uma mensagem clara para acelerar rumo a seu progressivo abandono, reconhecendo seu papel transitório”, acrescentou.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios