Notícias

Itália chega a 2 milhões de pessoas totalmente vacinadas

A Itália atingiu a marca de 2 milhões de pessoas totalmente vacinadas contra a Covid-19.

De acordo com o Ministério da Saúde, pelo menos 2.003.391 indivíduos já tomaram as duas doses dos imunizantes da Pfizer, da Moderna ou da AstraZeneca, os três que estão em circulação no país.

Isso equivale a 3,36% da população da Itália, cujo governo estima atingir a chamada imunidade de rebanho entre o fim de julho e meados de setembro.

O percentual necessário para garantir proteção coletiva contra a Covid-19 ainda é cercado de dúvidas, mas o gabinete do premiê Mario Draghi trabalha com três projeções: 60% (fim de julho), 70% (segunda metade de agosto) e 80% (meados de setembro).

Considerando apenas a primeira dose, mais de 4,7 milhões de pessoas já foram vacinadas na Itália, 7,9% da população nacional. Para acelerar a campanha de imunização, o governo Draghi vai permitir a vacinação em empresas, fábricas, ginásios, escolas e paróquias, mas sempre seguindo as prioridades do Ministério da Saúde.

O plano do governo divide os cidadãos em cinco níveis, na seguinte ordem: pessoas com “elevada fragilidade”; entre 70 e 79 anos; entre 60 e 69 anos; com menos de 60 anos, mas com patologias ou situações de comprometimento imunológico que possam aumentar o risco da Covid-19; e o restante da população.

Profissionais da saúde, idosos acima de 80 anos e categorias como professores, policiais e militares já foram ou estão sendo vacinados. A Itália é um dos países mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus e contabiliza mais de 3,2 milhões de casos e cerca de 102 mil óbitos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios