
O piloto brasileiro Rubens Barrichello, da Brawn, venceu o GP da Itália, em Monza, neste domingo, após superar o problema com a caixa de câmbio de seu carro. Rubinho largou em quinto e assumiu o quarto lugar logo no início da corrida.
A estratégia de abastecer uma única vez deu certo e foi um dos fatores que levou o piloto ao pódio. Com o resultado, Rubinho se mantém em segundo lugar no campeonato e diminui para 14 pontos a diferença para o líder e companheiro de equipe, o inglês Jenson Button.
A disputa foi acirrrada no final com Hamilton indo para cima de Button na disputa pela segunda colocação, mas o piloto da McLaren rodou na volta final. Com o erro, Kimi Raikkonen, da Ferrari, ficou em terceiro. Adrian Sutil, da Force India, que largou em segundo, conseguiu o quarto lugar no circuito italiano.
A Brawn GP preferiu arriscar e não trocar o câmbio de Rubinho antes do GP da Itália, o que acarretaria a perda de cinco posições na largada. A escuderia cogitou trocar a caixa de câmbio porque a peça foi danificada no fim do GP da Bélgica, quando o carro de Barrichello teve um vazamento de óleo nas voltas finais e inclusive pegou fogo após a bandeira quadriculada. Na Itália, a peça iria para sua segunda corrida e deveria durar quatro etapas.