Notícias

Itália desaconselha viagens ao Haiti após fuga de detentos

O portal Viaggiare Sicuri (Viajar com Segurança), do Ministério das Relações Exteriores da Itália, atualizou as recomendações sobre o Haiti: “Viagens para o Haiti são absolutamente desaconselhadas, por qualquer motivo”.

“Há meses, são registrados diariamente confrontos e distúrbios nas ruas, particularmente violentos em Porto Príncipe e Les Cayes. A maioria das estradas nacionais está bloqueada por barricadas de manifestantes ou de chamadas gangues irregulares. Os postos de gasolina estão inoperantes ou fechados”, diz o alerta.

“Também há dificuldades para retirar dinheiro em espécie, nas telecomunicações, redes celulares e internet, além de dificuldades na abertura e no atendimento ao público em escritórios e hospitais públicos.

Também são relatados problemas no abastecimento de água e casos de cólera”, afirma o aviso.

“O governo do Haiti declarou estado de emergência e impôs um toque de recolher por pelo menos 72 horas, na capital e em todo o oeste do país, após os ataques a algumas penitenciárias, realizados por gangues que permitiram a fuga de quase 4 mil detentos”, prossegue a recomendação.

O texto diz que “a situação é considerada gravemente instável, também à luz dos constantes relatos de ameaças de sequestros, violência por parte de gangues e distúrbios civis em todo o país”.

“Recomenda-se extrema cautela devido aos possíveis encontros e manifestações espontâneas e repentinas, que podem resultar em confrontos e bloqueios de estradas, podendo afetar também a área do aeroporto de Porto Príncipe”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios