Notícias

Itália desmantela grupo nazifascista que queria “criar caos”

A polícia da Itália desmantelou uma organização clandestina nazifascista que planejava criar um “caos absoluto” para favorecer a chegada de um líder autoritário para comandar o país.

A operação mirou quatro cidadãos italianos na faixa dos 20 anos idade e residentes na província de Milão, todos eles submetidos a medidas cautelares, como obrigação de comparecimento diário a uma delegacia.

Batizado como “A.R. Vanguarda Revolucionária”, o grupo se inspirava em supremacistas brancos americanos e notórios terroristas de extrema direita para incitar atos de violência por motivos raciais e étnicos.

Segundo a polícia, os quatro suspeitos planejavam um espancamento contra um imigrante muçulmano residente na Itália.

O objetivo dessa e de outras ações seria criar um “caos absoluto” que levasse à ascensão de um “ditador”.

Ainda de acordo com os investigadores, os suspeitos tinham “nomes de batalha” que homenageavam terroristas de extrema direita, como o norueguês Anders Breivik, autor do massacre de Oslo e Utoya, em julho de 2011.

Um deles, apelidado de “Comandante G”, chegou a ouvir do pai que ganharia uma pistola para atirar em “comunistas, negros e bichas”, segundo uma interceptação telefônica feita pela polícia.

Os quatro nazifascistas responderão pelos crimes de formação de quadrilha e incitação à violência por motivos raciais, étnicos e religiosos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios