
O Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, retornou ao estado do Rio Grande do Sul, um ano após as enchentes de 2024.
Na época, a Itália enviou mais de 25 toneladas de itens de primeira necessidade para as populações afetadas, com uma carga de suprimentos acompanhada pelo próprio diplomata.
Como testemunho da solidariedade italiana, o presidente do país europeu, Sergio Mattarella, visitou Porto Alegre em julho.
A missão de Cortese, programada para 5 a 7 de maio, inclui eventos institucionais, econômicos e culturais. O Embaixador participa do evento “Encontro com Bacco”, em Bento Gonçalves, onde foi recebido pelo cônsul-geral da Itália no RS, Valerio Caruso, e se encontrará com o prefeito da cidade, Diogo Siqueira.
O diplomata participará da inauguração da feira “Wine South America” e do roteiro turístico “Rota dos Capitéis”, em Monte Belo do Sul.
No dia 7 de maio, o Embaixador estará em Porto Alegre para um almoço com empresários organizado pela Federasul, a inauguração da nova sede do Comites-RS e reuniões com a Câmara de Comércio Italiana do estado.
“O que o povo do RS passou deve ser sempre lembrado e valorizado. Pela força, por desafiar limites em um momento de dor, mas principalmente pela demonstração de coragem em se reerguer. Agora, vamos viver momentos de confraternização e diálogos importantes para a economia e para os negócios mútuos. Uma página que se vira, sem esquecer daquilo que foi enfrentado”, declarou Cortese.