Notícias

Itália e Venezuela estreitam relações político-econômicas

A Itália e a Venezuela reforçam suas relações político-econômicas com dois novos acordos assinados nesta sexta-feira, dia 23, para cooperação em infraestrutura e proteção civil.  Os acordos foram assinados pelo subsecretário das Relações Exteriores da Itália, Vicenzo Scotti, e pelo vice-ministro das relações Exteriores da Venezuela, Alejandro Fleming, na conclusão dos trabalhos do Conselho Ítalo-venezuelano para a Cooperação Econômica. 

Scotti ressaltou o reforço para a cooperação nos campos de educação, financeiro, tecnológico e na luta contra o tráfico de drogas. Já o chefe da proteção civil italiana, Guido Bertolaso, explicou que "haverá trocas significativas de informações e de experiências para melhorar a segurança dos dois países". 

"As empresas italianas olham para a Venezuela com muito interesse", revelou Scotti, explicando também que o acordo sobre infraestrutura prevê a colaboração de seu país na construção de que ferrovias, estradas, portos e hospitais na Venezuela. 

Segundo o subsecretário, a Itália pode dar a própria "contribuição para promover o desenvolvimento local na Venezuela". Scotti definiu como "muito satisfatórias" também as conversas sobre a questão energética. 

Por sua vez, Fleiming ressaltou a importância das novas infraestruturas para favorecer "a integração social em todos os níveis" e enfatizou a intensificação de trocas culturais entre os dois países. "Conhecer melhor favorece a eliminação de todos os tabus", disse. 

Desta forma, a Itália não promove somente a colaboração econômica, mas também um reforço do diálogo político com Caracas, segundo ressaltou Scotti.  O representante do governo italiano explicou também que os dois países defendem uma reforma da ONU e, sobretudo, do Conselho de Segurança, para que haja mais "democracia, transparência, cooperação e eficácia". 

As duas delegações se encontrarão novamente em 2010, mas antes haverá um encontro entre os chanceleres dos dois países, em data ainda não confirmada. 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios