Notícias

Itália, EUA e Colômbia desmontam cartel de tráfico de drogas

Uma megaoperação da Guarda de Finanças da Itália, da Polícia Nacional da Colômbia e da Drug Enforcement Administration (DEA) dos Estados Unidos desmantelou uma rede internacional de tráfico de drogas. 

Ao todo, 144 pessoas foram presas – sendo 33 entre Itália e Colômbia – e cerca de 11 toneladas de cocaína foram apreendidas pelas autoridades dos três países. Se tivesse sido comercializada, a droga renderia cerca de três bilhões de euros (R$ 10,7 bilhões).   

A operação, batizada de "Dois Mares", descobriu que o comando da rede na Itália estava a cargo dos irmãos Franco e Giuseppe Cosimo Monteleone, figuras já conhecidas pelos investigadores do setor e expoentes do 'ndrina – a fação da máfia 'Ndrangheta que possui ramificações no exterior. Já os narcotraficantes latinos atuavam na região de Plati, na Itália, e de lá gerenciavam todo o cartel.   

De acordo com os investigadores, a rede tinha representantes também no Brasil, na Costa Rica, no Panamá, no Chile e na Venezuela. Os colombianos informaram ainda que, em seu país, alguns dos detidos eram membros do grupo guerrilheiro Exército de Libertação Nacional (ELN). (Ansa)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios