
O governo da premiê Giorgia Meloni anunciou que o primeiro carregamento de ajuda humanitária transportado da Itália foi lançado de paraquedas para a população da Faixa de Gaza por uma aeronave da Força Aérea do país.
Segundo o Ministério da Defesa, o avião voará uma vez por dia durante uma semana para mais lançamentos aéreos.
Imagens do avião de transporte C-130J da Força Aérea Italiana se movendo lentamente pela pista antes de decolar foram divulgadas.
A iniciativa faz parte da “Operação Caminho Solidário 2” e disponibilizará aproximadamente 100 toneladas de suprimentos, incluindo alimentos e itens essenciais, partindo da base de Amã, na Jordânia.
A missão envolve equipes da Força Aérea e pessoal do Exército especializados em preparação de carga, em meio aos esforços da comunidade internacional para combater a fome em Gaza, palco de uma guerra entre Israel e Hamas que já dura 22 meses.
Em uma publicação nas redes sociais, que acompanha o vídeo, o governo escreve: “O primeiro voo decola para lançar ajuda humanitária na Faixa de Gaza. A defesa está sempre lá, onde e quando for necessária”.
Anteriormente, o Ministério da Defesa já havia ajudado Gaza com o navio-hospital “Vulcano”, voos médicos para crianças feridas e distribuição de medicamentos por helicópteros do Exército.
O novo auxílio chega após a Farnesina confirmar na semana passada um novo carregamento de ajuda humanitária para Gaza, com mais de 350 toneladas de farinha destinadas aos palestinos, que entrará na Faixa de Gaza por caminhão, vindo da Jordânia.
Autorizado por Israel, o lançamento de ajuda humanitária por meio de aviões é criticado por organizações internacionais devido ao alto custo financeiro dessas operações e ao risco de que esses pacotes não cheguem a quem mais precisa ou provoquem tumultos na população necessitada.
Para organizações humanitárias, é preciso pressionar Israel a permitir mais comboios terrestres.