Notícias

Itália identifica foco de Covid em condomínio popular

As autoridades sanitárias da Itália identificaram um novo foco de disseminação do coronavírus Sars-CoV-2 em um condomínio residencial em Mondragone, cidade de 30 mil habitantes situada no litoral da Campânia, sul do país.

Até o momento, já foram confirmados 49 casos no complexo de moradias populares chamado “Palazzi ex Cirio”, que abriga uma numerosa comunidade de imigrantes búlgaros.

A zona do condomínio está em lockdown desde a última segunda-feira (22), por determinação do governador Vincenzo De Luca, e os moradores não podem sair de casa até 30 de junho.

A maioria das pessoas está assintomática, e todos os infectados – em sua maior parte, búlgaros – estão sendo transferidos para um hospital próprio para pacientes com Covid-19. Alguns deles, no entanto, ainda não foram rastreados pelas autoridades sanitárias.

Enquanto isso, estão sendo conduzidos exames RT-PCR, que detectam o material genético do coronavírus Sars-CoV-2 no sangue, nos cerca de 800 moradores dos quatro edifícios que formam o complexo residencial.

Tensão – A Prefeitura e o governo da Campânia dizem que a situação está sob controle, mas um grupo moradores rompeu o cordão sanitário nesta quinta-feira para protestar contra o isolamento.

Em resposta, De Luca pediu ao governo da Itália o envio de um contingente do Exército para garantir o respeito ao lockdown na zona. Já o prefeito de Mondragone, Virgilio Pacifico, disse que o “ato de insubordinação” foi cometido por estrangeiros e italianos, mas o episódio gerou tensão entre as duas comunidades.

Italianos que residem no complexo culpam os búlgaros pela disseminação do coronavírus, enquanto moradores dos arredores estão fiscalizando os limites da “zona vermelha” para impedir violações. “Por que vocês não os pararam?”, gritou um deles.

Com cerca de 239,4 mil casos e 34,7 mil mortes, a Itália vive uma fase descendente na curva epidêmica e já reabriu praticamente todas as atividades interrompidas pela pandemia do novo coronavírus.

No pós-quarentena, a estratégia do país se baseia em identificar e isolar rapidamente eventuais focos de contágio para evitar um novo lockdown nacional.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios